quarta-feira, 30 de novembro de 2016

TEMA 15 - TIKUN - Nossas Vidas Passadas e a Nossa Missão Nessa Vida

H"B


 O Tikun pode ser localizado no
mapa astrológico convencional. 
Tem o formato da letra grega ômega
com um "T" interno. Nesse exemplo
o Tikun está em Capricórnio e em
conjunção com Urano.
O Tikun, diferente de outros astros na astrologia, não é um ponto físico no céu. O Tikun é uma posição. É uma relação entre a Terra, o Sol e a Lua no momento de nosso nascimento. O Tikun, ou como denominado na astrologia convencional Nódulo Lunar Norte, reflete, como um espelho voltado para nós, qual é a nossa missão nessa vida. A essa altura, já não estamos mais falando de uma astrologia que lida com as várias facetas de nossa vida. Com as últimas postagens, entramos numa área mística da Cabalá, na qual tem lugar os Anjos, as Forças e Emanações Divinas, a meditação transcendental, os 72 nomes de Dus, a missão dos Anjos, etc. Estamos, agora, conversando sobre um assunto transcendental, nada podendo ser observado pela nossa experiência física, mas sim através das forças que perpassam nossas almas. Estamos falando das Emanações Divinas. O Tikun está configurado para mostrar as nossas experiências de vidas passadas e qual a correção (Tikun) que viemos fazer na presente existência.
Não importa muito o que fomos, ou o que fizemos, mas sim o que nossa alma trás consigo, o que está enraizado em nossa alma tão profundamente que a acompanha depois de abandonar o corpo físico. A carga suficientemente grande para marcar a alma e acompanha-la para as encarnações posteriores. São forças tão intensas que determinam a evolução ou a involução da alma, é como uma marca feita a ferro em brasa em nossa carne. Acompanha durante a vida toda e por todos pode ser vista, como a marca que D´us fez na testa de Caim ao matar seu irmão.

Estamos entrando em uma área onde é preciso ter muito cuidado para não banalizar o assunto, nem fazer disso algo sobrenatural e mágico. É real, observável, e tem o objetivo de ajudar-nos a desvencilhar de comportamentos e pensamentos inconscientes e prejudiciais. Apenas, por nossa alma ter sofrido marcas no passado, ou não, ou ter trazido para essa vida glórias alcançadas anteriormente. Por isso, vamos tratar desse assunto com seriedade, sem especulações, sem mistérios, sem crendices infundadas.

Na astrologia convencional o Tikun é conhecido como Nódulos Lunares. Os Nódulos Lunares, também chamados de Cabeça e Cauda do Dragão, são pontos equinociais (pontos extremos), elementos de ligação entre a Terra, a Lua e o caminho aparente do Sol - a eclíptica, ou seja, a projeção do caminho do sol visto da Terra através das constelações. Permanecendo em cada signo durante 19 meses, seu movimento diário é de 3º de arco, ou seja, a cada dia movimenta-se três graus em cada signo. No Zodíaco os nódulos deslocam-se em sentido contrário aos luminares (sol e lua) e na interpretação de um mapa, simbolizam a ligação entre o presente e o futuro servindo como fonte de conhecimento. Os Nódulos Lunares são marcados pela intersecção entre a órbita da Lua e a eclíptica, e devido a uma desfasagem (inclinação) de aproximadamente 5º e 8’ existente entre ambos os percursos, do Sol e da Lua. Por causa dessa inclinação, dois pontos podem ser definidos entre as duas trajetórias (Sol e Lua), vistos da Terra.

Uma interpretação pela astrologia convencional é uma leitura revelando as tendências inconscientes  do indivíduo (nódulo sul), apontando também a direção para a qual ele deve crescer e desenvolver-se (nódulo norte). são também interpretadas como tendências marcadas pelo nódulo sul o que espontaneamente aflora no indivíduo na primeira metade da vida, assim como o nódulo norte indica a vocação ignorada que ele persegue, explicando as barreiras e obstáculos que o induzem a caminhar naquela direção.

Na astrologia da Cabalá o Tikun representa, de um lado, as cargas espirituais de vidas passadas e de outro lado, qual a missão pela qual viemos para o mundo no sentido de corrigir essas cargas que acompanharam a alma. A alma não tem sua existência no mundo físico, logo essas cargas trazidas de vidas passadas são energias do bem ou do mal intrínsecas às características do que a alma pode carregar. Por isso, são energias muito sutis, porém de grande influência em nossas vidas. Assim, no Tikun, podemos identificar tendências e hábitos inatos que aprisionam o indivíduo e a necessidade de lutar contra tais tendências. É a correção. Em se tratando de fobias encontramos as razões destes medos extremos profundamente entranhados na alma, permanecendo como um resíduo mesmo quando o indivíduo nem se lembra conscientemente o por que de seus temores.

O Tikun pode ser analisado conforme o signo que está posicionado, que na colocação da Etz Chaim, vai aparecer em algum caminho entre as Sefirót, em alguma Sefirá e num dos caminhos que representam os elementos (fogo, terra, ar e água). Na Sefirá, qual o nível de correção deve ser feito em relação às forças expansivas das Sefirót da coluna esquerda, ou sentimental, e as forças restritivas na coluna da esquerda, e se mental, emocional, sentimental ou de carácter físico. O Anjo atribuído ao posicionamento do Tikun vem como emissário para auxiliar a alcançar a sua Correção nessa vida. O trecho dos Salmos, o nome de D´us, e o ritual atribuído à pratica da meditação, irão dizer muito em que devemos melhorar e qual a direção correta devem voltar-se os nossos olhos.

Ao longo dos temas das postagem iremos analisar esses posicionamentos e entender melhor o que devemos fazer para aproveitar essas informações que a Etz Chaim nos trás.  É confortador saber a direção correta. Aquele caminho que vai nos preencher a alma e o espírito, fazendo com que sintamos ter cumprido a nossa missão designada por D´us. De uma certa forma, todos os posicionamentos dos planetas na nossa Etz Chaim, colocam as situações com as quais devemos lidar. Com isso, sabendo do percurso que devemos trilhar, podemos corrigir as facetas que nossas almas precisam para evoluírem.

A literatura judaica é rica de textos extraordinários que nós levam a todo tipo de correção. O livro de Chaim Luzzatto, O Caminho dos Justos, é um texto que faz refletirmos sobre o caminho de luz. Outro livro extraordinário é Os Deveres do Coração, de Rabi Bachia. Textos mais recentes, como As Histórias do Rabi são particularmente inspiradoras. A volumosa obra de judeus relacionada ao auto-aperfeiçoamento é produto dessa concepção cabalista de Tikun.

Alguns conceitos gerais relacionados ao Tikun nos signo, os quais iremos ver com mais profundidade nas próximas postagens:

Tikun em Áries - a alma está aprendendo uma autoconsciência nos níveis mais elementares da ação, permitindo ao ser formar-se enquanto identidade definida, com posicionamentos que não foram assumidos em vidas passadas.

Tikun em Touro - A Correção das pessoas com Tikun em Touro está relacionado com a necessidade de desenvolver uma atitude mais centrada com relação às perdas, rupturas ou separações. Trazem de vidas passadas as forças que impelem a alma fazer sentir traumas relacionados a isso. A diferença de duas pessoas que são educadas num mesmo ambiente familiar é a tendência que trazem como herança. Uma vai interpretar o pequeno mundo a sua volta de forma diferente por causa do Tikun e outros fatores do mapa.

Tikun em Gêmeos - A posição desse Tikun está relacionado ao ajuste que precisa ser feito nos relacionamentos com as outras pessoas, que para cada pessoa o ajuste é singular, pois trouxe de vidas passadas forças que as compelem à selvageria e agressividade. Precisa buscar o compartilhamento de tudo.

Tikun em Câncer - As provações das pessoas com esse Tikun relacionam-se ao orgulho exagerado que trouxe de vidas passadas. A humildade, o senso de responsabilidade ética e a solidariedade serão constantemente testadas até que essa posição seja Corrigida, e tendo sucesso, vai galgar degraus em sua evolução.

Apenas para exemplificar algumas posições do Tikun. Iremos estudar mais adiante o Tikun nos signos, nas Sefirót e nos 22 caminhos da Etz Chaim.

terça-feira, 15 de novembro de 2016

TEMA 14: Como descobrir o seu Anjo protetor - Meditação e Transformação

Estamos estudando a Astrologia Cabalística. Foi falado, nas primeiras postagens, que a astrologia é uma maneira de entender a Cabalá através de uma metodologia que fica mais acessível para assimilar seus princípios e conceitos. Agora, é mais fácil entender como os Anjos, que vivem no mundo de Ietsirá, são um canal da luz de D´us. Estamos no mundo de Malchut, das coisas físicas e materiais, os outros mundos funcionam como filtros da intensa Luz do Criador e é  necessário que emissários das Forças Cósmicas de Ên Sof tragam para nós a possibilidade de nos conectarmos a D´us. Com esses Anjos podemos obter a ajuda que precisamos no sentido de realizar a nossa missão na vida, através do Tikun, a correção que precisamos em nossas almas.
Nessa postagem, vamos mostrar como encontrar o Anjo que ficou ligado a nós em nosso nascimento e que continuará sempre acompanhando. O anjo, o qual é destinado ser nosso protetor, é aquele responsável pela canalização das Forças Criativas necessárias para cumprir o nosso Tikun e podermos subir mais um degrau em direção ao nosso Criador. No final desta postagem estão colocadas tabelas de cada signo indicando os Anjos para cada cinco dias do signo, o nome correspondente entre os 72 dois nomes de D´us, o nome do Anjo com sua missão e o Salmo correspondente à missão do Anjo junto a nós. Se não quiser calcular o mapa astrológico para localizar seu anjo, basta encontrar seu signo e o dia de nascimento nas tabelas colocadas no final da postagem.

Vamos tratar disso objetivamente.

O roteiro para determinação do local onde o Anjo protetor está:

1. Encontrar a posição do sol no momento de nosso nascimento.
2. Utilizar uma tabela, que indica qual o Anjo que rege o posicionamento do Sol. A posição do Sol indica qual o nosso signo. O sol representa o nosso eu interior.
3. Localizando a posição do Sol, do nome de D´us associada a essa posição e o Anjo emissário de HaShem (o Senhor), podemos utilizar as forças canalizadas pelo Anjo.
4. Para cada Anjo existe um mantra, que é um versículo do Salmos. Além disso, cada Anjo tem a sua missão. Entendendo a missão do Anjo junto a nós, a recitação dos Salmos e a meditação com o nome de D´us, sentimos nossos caminhos se abrirem. Tudo fica mais leve.

1. Encontrar a posição do Sol no momento de nosso posicionamento

A maneira mais rápida para encontrar o ângulo no signo em que o Sol se encontrava no momento de nosso nascimento é com o cálculo do mapa astral convencional.

Calculando o mapa natal é só procurar a posição do Sol. Uma segunda maneira, é consultado uma tabela, denominada Efemérides, que mostra a posição de todos os astros em cada ano, mês e momento. Isso dá um pouco de mão-de-obra.

Vamos ver como calcular o mapa natal para saber a posição do Sol no momento em que nascemos.

Na Internet tem vários sites que fornecem o serviço para o cálculo do mapa natal, o mapa astrológico de nascimento. Nesse mapa aparece as posições de todos os planetas na data de nosso nascimento. Nele iremos ter a posição do Sol.

https://www.astro.com/

Nesse link vc acessa a pagina de uma das astrólogas mais conhecidas mundialmente. Nele existe um serviço gratuíto para cálculo do mapa astrológico natal convencional.



Talvez seja necessário se cadastrar no site para utilizar os serviços. Tem muita coisa boa para ver nesse site. Na área marcada com um retângulo vermelho, selecionando na barra de ferramentas "Free Horoscopes" e clicando na opção "Natal Charts, Ascendant", será aberta uma páginas para dados.

Abrirá uma página para que coloquemos os dados de nascimento:




Nessa página aparecem os espaços para colocarmos os nossos dados de nascimento: nome (pode ser um apelido), sobrenome (opcional), sexo, data de nascimento (dia/mês/ano), horário de nascimento, país e cidade natal. Finalizando, clique em CONTINUE.

Em seguida, o site calcula e apresenta na tela o mapa astrológico natal.




No mapa calculado pelo site, aparecem muitas informações. Entre elas as posições de todos os planetas e astros na data de nosso nascimento.


Nessa tabela encontramos todas as informações para construir o mapa cabalístico. Entre os astros, O Sol aparece em primeiro lugar. Mostra o ângulo do signo em que se encontrava o SOl na data e hora do nascimento.

Na tabela podemos ver:     28Gem 40' 18''

Isso significa que, no momento do nascimento, o Sol estava a 20 graus 40 minutos e 18 segundo da constelação de Gêmeos. Cada signo ocupa 30 graus dentro do circulo zodiacal de 360 graus. Doze signos (30 graus cada um), são 360 graus os doze signos.

Temos a posição do Sol no momento de nosso nascimento. Sou do signo de Gêmeos, e meu Sol estava a 28 graus 40 minutos e 18 segundos dentro do signo, quase no signo de Câncer. Aparece também o ascendente, na penúltima linha da tabela, AC 13 Leo 19'', ascendente em Leão. O nódulo lunar, na tabela True Node, mostra a posição de Tikun, que vai identificar em que signo está nosso Tikun (Correção).


Agora é a etapa de procurar qual o Anjo que rege essa posição nas constelações (Mazalim, Mazal). Para isso basta consultar a tabela abaixo. Em cada tabela foram colocadas as informações referentes ao intervalo da data de nascimento, ao nome de D´us que corresponde a posição no signo, nome do Anjo, e o trecho nos Salmos que nos conectamos com nosso Anjo. 

Procure a tabela a qual se refere ao seu signo, localize a sua data de nascimento entre os intervalos de datas nas seis linhas da tabela. Nesta linha encontra-se o nome de D´us e seus respectivo Anjo que rege o período de seu nascimento. O Salmo é o mantra para ser repetido durante a meditação nas letras do nome de D´us. Cada meditação tem uma situação específica de ação. Numa outra lista será comentada.

Na sequência vou terminar de completar as tabelas, dar o significado da missão de cada anjo e a forma de meditar com as palavras dos Salmos e o simbolo do nome de D´us para cada caso.

Clique na tabela para aumentar.


1. Signo de Áries



2. Signo de Touro




3. Signo de Gêmeos




4. Signo de Câncer




5. Signo de Leão




6. Signo de Virgem




7. Signo de Libra




8. Signo de Escorpião




9. Signo de Sagitário




10. Signo de Capricórnio




11. Signo de Aquário




12. Signo de Peixes



Folha para análise astrológica completa











  

sábado, 12 de novembro de 2016

Tema 13: Análise do mapa - Forças da Emanação Divina e Mudanças

Anjos missionários de D'us mostrando o nosso caminho 


A melhor maneira, e mais eficaz, para entender como é o uso dos recursos místicos da Etz Chaim é analisando um mapa de uma pessoa e aplicando os conhecimentos, que temos disponíveis pela Cabalá, para perceber como todo esse conhecimento pode ser utilizado em nosso benefício, em direção ao nosso aperfeiçoamento. Vou utilizar um mapa recentemente analisado, focar a parte da Etz Chaim onde problemas foram identificados, primeiro em trânsito astrológico, depois com posicionamento de planetas na Árvore da Vida. Obviamente, não darei dados sobre a pessoa, nem detalhes sobre sua vida. Vamos olhar o mapa como se fosse alguém desconhecido.
Inicialmente vamos descrever o que o mapa traz, as posições de planetas relevantes que vamos analisar, os elementos da natureza (fogo, terra, ar e água), as Sefirót carregadas (com pelo menos três planetas) e a parte da Etz que está sendo afetada pelo trânsito do planeta Urano. Transito é um estudo, na astrologia convencional, que interpreta o significado de determinada ocorrência astronômica em relação ao mapa natal que está sendo o objeto de estudo. O trânsito são ângulos importantes (60, 90 120 e 180 graus) entre o planeta que está em órbita (no caso vai ser o planeta Urano) om o planeta do mapa natal escolhido para estudar. O trânsito é Urano formando uma quadratura (90 graus) com o Sol natal. Um transito longo, com uma duração de mais de dois anos. Inicialmente, vamos estudar a posição de Urano na Sefirá de Biná e em seguida usar os recursos místicos abordados no Tema 12, para entender como pode ser usado para mudanças que queremos fazer em nós mesmos.

Este é um mapa que eu analisei a pedido de um amigo. Obviamente, guardarei o sigilo de seus dados, porém é interessante a interpretação dos posicionamentos dos planetas nas Sefirot. Vou colocar aqui os posicionamentos dos planetas das Sefirot de Beriá, o mundo do Intelecto, que é o que estudamos até agora. Explicar o transito mencionado acima e usar os pontos onde estão localizados os planetas que "estão sendo estimulados" pelo transito, para acessar os nomes de D´us que estabelecem os canais de energia canalizados pelos Anjos, emissários de HaShem (D´us). Teremos uma ideia do que é possível fazer com o mapa cabalístico no sentido de transformar a nossa visão em relação aos acontecimentos pelo qual passamos e também, como podemos aprender com essas situações e corrigir alguma coisa em nós em direção ao bem estar, à felicidade.

Análise do Mapa Cabalístico


 Elementos predominantes: Ar – Água


Pessoas com esses elementos da natureza predominantes em seu mapa são criativas e imaginativas. Os artistas de todas ás áreas são capazes de vizualizar outras realidades e outros mundos. A pessoa é sensível, emotiva e consegue ter empatia com todos à sua volta. O dono do mapa, tendo também planetas no elementos Terra, faz com que os aspectos negativos  dessa configuração não sejam importantes, embora alguma dificuldade em lidar com aspectos práticos possam aparecer eventualmente. São características dessa configuração a gentileza, sensibilidade, bondade, doçura, generosidade e sociabilidade.

Chochmá – Os planetas Júpiter(), Plutão(♇) e Marte (♂)
O Planeta Júpiter (), no elemento Terra de Chochmá
É um posicionamento muito feliz na Etz Chaim (Árvore da Vida). Em tudo que Júpiter toca provoca expansão, desenvolvimento, abrangência, amplitude. Por estar no elemento Terra, são minimizados os efeitos negativos, que é a falta de limites e a desordem. Com Júpiter na Sefirá da  Sabedoria da Consciência Primordial, faz com que fortes atributos sejam características natas do dono do mapa: liderança, facilidade em aconselhar, altruismo, preocupação como bem estar do outro, compreensão, apesar de Mercurio estar na Sefirá de Guevurá, que denota imposição da opinião. A palavra chave para esse posicionamento é Liderança, e mais especificamente nas esperas espiritual e religiosa. Possui um profundo autodomínio, diferente de contido, é uma verdadeira força de controlar seus impulsos. Entre suas preocupações principais está a de cuidar dos outros, de poder transmitir segurança e apóio, expressando com muita facilidade a tranquilidade de espírito. A criatividade e originalidade faz com que, quem tem Júpiter em Chochma, ter a capacidade de transitar por todas as áreas de atuação que envolvam grupos de pessoas, partes da sociedade, reunindo pessoas que se interessem pelo que o DM tem a dizer. Aconselhamento em grupos, liderança nas ideias, ensinar formas de conduta, ou através das próprias atitudes, ou através de ensinamentos. Como a liderança e o auto-controle são as chaves desse posicionamento, são essas qualidades que o DM (dono do mapa) consegue transmitir como muita facilidade. Porém, se esse é um caminho de vida, aconselhar, é necessário que haja um estudo detalhado do método como irá fazer isso. Júpitar não propicia detalhes, mas abrangências, por isso, é preciso criar métodos, caminhos estudados de maneira específica, roteiros de desenvolvimento, planos de entendimento e principalmente estratégias de ação.

O Planeta Plutão ()  no elemento Ar da Sefirá de Chochamá
Esse planeta, e em especial no elemento Ar, quando colocado na Sefirá de Chochmá, indica uma personalidade carismática e cativante. É o tipo da pessoa que se interessa por diversos assuntos, que tem uma mente profunda, aguçada e muito perspicaz. Em geral, são pessoas com o intelecto altamente desenvolvido, que dominam e têm muito poder sobre os aspectos mentais, em especial aqueles associados ao inconsciente: memória, criatividade, capacidade visual, senso crítico, pensamento abstrato. Novamente, nesse aspecto, por estar no elemento Ar, os aspectos negativos e perigosos não estão presentes em sua personalidade, apenas é necessário tomar cuidado com a tendencia de dominar as outras pessoas através da argumentação mental, e isso é bem amenizado pela característica de possuir um auto-controle acentuado, pelo posicionamento de Júpiter, também nessa Sefirá.

A associação dos planetas Júpiter () e Plutão () na Sefirá de Chochmá
A capacidade nata para a liderança e preocupação com o bem estar dos outros, associado com a capacidade de lidar com a mente profunda, os pensamentos incoscientes, e poder mental no relacionamento com grupos, o DM tem a facilidade, e se sente bem tendo essas atividades: orientação e treinamento de grupos, reuniões entre pessoas com um determinado objetivo, consultorias. O DM tem grande sucesso e realização pessoal na condução de grupos de pessoas. É a associação planetária de Gurús, líderes políticos, formadores de opinião, e com uma grande capacidade de desenvolver mecanismos para conduzir ideologicamente seus seguidores.

Marte () no elemento Ar da Sefirá de Chochmá
Marte é um planeta energético. É o planetas das batalhas, das lutas pelo que acreditamos. Marte na Sefirá de energias sutis de Chochma poderiam provocar grande irritação, nervosismo e ansiedade se estivesse no elemento fogo. Porém com Marte no elemento Ar, indica uma pessoa com talento para lutar pelo que acredita sem o uso da força, mas com a argumentação, a intuição. Com essa posição o DM tem ideias que atingem as profundidades do ser, é obstinada, não muda facilmente de opinião e segue fiel ao seu modo de pensar e agir. A agressividade física está sublimada na forma de um guerreiro no plano das ideias, usando sua iniciativa de maneira sábia, de forma estratégica e sem impulsividade ou violência.

Marte (), Plutão () e Júpiter (ocupando conjuntamente a Sefirá de Chochmá
Considerando as explicações acima sobre os planetas Júpiter e Marte, vamos entender como funciona o planeta Plutão juntamente com a dupla mencionada na Sefirá de Chochmá. Analisamos Júpiter no elemento Terra e Marte no elemento Ar. É a capacidade de liderar grupos para alcançar objetivos em comum. Marte (que já analisamos) estando no elemento Ar da Sefirá, juntamente com Plutão vai acentuar as características intelectuais de desse planeta. Se Plutão caracteriza uma mente profunda ligada a ideias do inconsciente, Mercúrio propicia essa sabedoria nata na área consciente também, porém numa sabedoria de ideias abstratas. O DM tem a capacidade de lidar com assuntos transcendentes, do tipo inconscientes, conforme mencionado nas características de Plutão, mas também tem acesso e facilidade no mundo dos pensamentos abstratos e sabe expressá-los. Aqui cabe uma orientação. Como existem muitas energias conjugadas nessa Sefirá, as energias criativas do DM podem criar uma ecessiva ansiedade (saudável) para expressar tudo aquilo que tem em mente ou que está trabalhando. Para que a expressão de suas ideias possa fluir com tranquilidade, boa compreensão por quem o ouve, é necessário criar um método para que isso aconteça naturalmente: um curso de oratória seria muito bem aproveitado e com resultados extremamente úteis.


Sol (   ) no elemento Ar na Sefirá de Bina
Analisando de maneira isolada o Sol em Bina, o DM tende a ser uma pessoa racional, determinada, lógica e direta. Pode também indicar gosto por tudo que é cerebral, racional e intelectual, desde jogos até novas teorias científicas. Esse planeta em Biná, enfatiza os posicionamentos de Chochmá no que diz respeito a pensamentos com profundidade e abrangência. Como está no elemento Ar, o lado emotivo convive com o lado racional harmoniosamente. Porém, juntamente com o Sol em Biná, aparece também o planeta Urano.

Urano ( ) no elemento Ar
Vamos nos deter um pouco mais nesse planeta, pois explicará em muito o transito que o DM já está começando a passar no final desse ano (2016) e se prolongará por todo o ano de 2017.
No livro “Astrologia, psicologia e os quatro elementos”, Stephen Arroyo estuda exaustivamente o significado do elemento Ar, elemento da Sefirá de DM, onde estão posicionados o Sol e Urano.
Diz Arroyo,:
“...os signos de Ar focalizam suas energias em ideias específicas que ainda  não se materializaram. Desse modo, embora os signos de Ar sejam frequentemente acusados de serem seguidores de sonhos sem valor prático, estão desempenhando um papel na realização da criação, no nível social mais amplo, pois suas ideias podem, eventualmente, afetar a vida de milhões de pessoas”.
“... tratam da “experiência na sua preocupação com as relações teóricas”. A ênfase sobre teoria e sobre conceitos, na vida das pessoas do signo de Ar, leva-as à decoberta de um modo de expressão mais compatível na arte, nas palavras e no pensamento abstrato”.
O posicionamento de Urano e Sol na Sefirá de Biná atribui ao DM um entendimento mais prático e real com relação a esses assuntos, não deixando de ter também os fundamentos teóricos para a estruturação das ideias.
“Os signos de Ar são capazes de ter um ponto de vista imparcial a respeito da experiência imediada da vida cotidiana, o que lhes dá a possibilidade de ganhar objetividade e perspectiva e de abordar racionalmente tudo o que fazem. ... os signos de Ar ( no caso o signo onde o Sol está posicionado no mapa de DM, Libra) são os signos mais sociáveis de todos os signos, no sentido de poderem apreciar objetivamente os pensamentos das outras pessoas, mesmo que não concordem com eles. Porém, sentem-se ameaçados se as suas opiniões são ignoradas”.
Sol e Urano estão no elemento AR, na Sefirá de Biná. Esse é o principal posicionamento de DM nesse ano de 2016 e para 2017, pois Urâno em trânsito formará uma quadratura (ângulo de 90º graus) com Sol e Urano natal. Portanto, essa região de Biná estará sendo extremamente estimulada durante o ano de 2017 e grande parte do ano de 2018. O significado desse trânsito, como já dito, será visto depois da análise de Biná.
Urano () no elemento Ar na Sefirá de Biná
Urano em Biná tem uma característica em comum com Urano em Chochmá, a originalidade, embora no primeiro caso, essa originalidade se manifeste mais racionalmente. É uma excelente colocação, mas que pode ser mal interpretada pelas outras pessoas. A pessoa com essa configuração tende a ser mais criativa, inovadora e cheia de novas ideias. É a pessoa com pretensão a cientista. Também pode se manifestar como a pessoa com necessidade de revolucionar alguma coisa: sua vida, sua família ou sua sociedade. Justamente por isso, a pessoa pode ser vista pelos outros como exêntrica, revolucionária, inconformada, etc. E há muito de verdade nisso. Se a pessoa não se atentar para isso, pode-se tornar melancólica e deprimida, sempre insatisfeita com o ambiente que a rodeia. É a pessoa que sempre estará procurando mudanças e coisas novas a serem feitas. Tudo depende de como toda essa energia será canalizada. A consciência de que isso pode ocorrer já fará o DM adotar uma outra atitude na sua forma de conduzir qualquer processo nessa fase, pois tem o seu Sol natal em conjunção (no mesmo lugar) que seu Urano natal. A todo esse mecaninismo que Sol e Urano engendra nas atividades do DM, soma-se a ele, tudo o que se falou do elemento AR. Uma preocupação, tanto ao nível das ideias como em sua aplicação prática, em atuar em prol da sociedade.
Finalmente, vamos falar do trânsito de DM que estará acontecendo nesse ano de 2017 e prolongando-se até 2018. Não é o único trânsito acontecendo, porém é o que será mais sentido e provocará as maiores e mais importantes mudanças, apesar de já estar acontecendo.


         Transito de Urano quadratura com o Sol natal

Trânsito de Urano () em Quadratura (90º) com Urano e Sol natais
Descrição: Urano passando pelo signo de Áries (  ), transitando de 20º 34’ a 28º 34’, até final de julho, e entrando num movimento aparante retrógrado até o final do ano voltando ao seu movimento progressivo até 29º nos ultimos meses de 2018 (é um transito de dois anos, geralmente abrangendo 6 meses antes, o ano inteiro e seis meses do próximo ano). O caminho de Urano em trânsito está marcado no zodíaco do mapa astral convencional. O Planeta Urâno está passando pela sua casa sete, casa dos relacionamentos e parcerias, em quadratura aos planetas Urano e Sol natais na casa quatro, casa do lar e da família.
Significado do trânsito:
1º.) Urano transitando pela casa VII
Um planeta em trânsitos pelas casas natais é sentido quando algum aspecto importante acontece entre o planeta em transito e um planeta natal, que é o caso de DM.
Urano em transito pela sétima casa sinaliza mudança na área dos relacionamentos, e muito obviamente, podemos querer o rompimento de alguma parceria ou sociedade. Um impulso como esse não aparece da noite para o dia. Provavelmente, vem ganhando força durante algum tempo. Durante esse transito (pela casa VII), não podemos mais conter com facilidade nossos resmungos e frustrações com relacionamentos insatisfatórios e é mais do que certo que esses sentimentos entrem em erupção e nos obriguem a agir. Poderemos querer terminar com relacionamentos completamente, esperando ou sabendo que há algo melhor esperando por nós “lá fora”. De uma forma ou de outra, acreditamos que nosso relacionamento não significa mais nada para nós o que significava antes. Aquela parte de nós que deseja agir na direção da mudança se sobrepõe, ganhando supremacia sobre nosso desejo de manter e preservar o que já temos e conhecemos.
Em alguns casos, pode ser possível continuar com nosso parceiro e trabalhar no sentido de melhorar o relacionamento. Isso exigirá uma certa coragem: teremos que enfrentar a outra pessoa e dar vós a nossa inquietação ou frustração. Logicamente, cada caso é um caso diferente, um relacionamento depende muito de quem está sob controle da situação.
Com Urano em trânsito pela casa VII, podemos precisar de mais espaço e liberdade para explorar quem somos, independente do relacionamento que temos. Esse trânsito pode trazer uma nova pessoa para nossa vida, que nos excita e desperta as paixões. Há algo de poderoso nesse encontro, como se já conhecêssemos antes a pessoa. Se mantivermos atualmente um relacionamento satisfatório, essa nova atração apresentará um dilema. Devemos manter o que já temos, ou devemos nos arriscar, abandonando o relacionamento atual, para ir atrás desse novo relacionamento? Se a nossa relação atual é instável e não gratificante, a pessoa nova aparecerá ser a resposta para nossos sonhos e funcionará como um catalizador que realizará mudanças necessárias. Tudo vai depender da consciência do DM em relação à vida para tomar as suas decisões numa fase como essa.
2º.) Urano transitando pela casa VII em quadratura com o Sol natal na casa IV
O planeta Urano demora cerca de 84 anos para completar uma volta ao redor do Sol. Urano demora um pouco mais de 17 horas para completar uma volta sobre si próprio. A inclinação do eixo de rotação do planeta Urano é de cerca de 98°, ou seja, o planeta gira “de lado” ou “tombado”, pois o eixo de rotação é quase paralelo ao plano da órbita. A rotação é considerada em sentido retrógrado; no Sistema Solar, para além de Úrano, apenas o planeta Vénus possui uma rotação em sentido retrógrado.
Considerando o tempo que Urano demora para dar a volta em torno do sol, 84 anos, Urano fica em cada signo, e em média, em cada casa por 7 anos. Assim, o próximo trânsito de Urano com o seu Sol natal será um trígono e ocorrerá em 7 anos. O transito de Urano em trígono com o Sol é dos mais afortunados do zodíaco. Se fazemos tudo o que uma quadratura entre os dois planetas “pede”, em sete anos teremos a concretização de todos esforços dedicados aos nossos objetivos.
Urano em quadratura com o Sol natal frequentemente traz conflitos. Se somos do tipo de pessoas que aprecia a excitação de mudança, esses trânsitos serão mais fáceis de se lidar. Mas se tememos  o desconhecido ou o não-tentado, então os transitos em quadratura não serão confortáveis. O que não é o caso de DM, pois em seu mapa o Sol natal está em conjunção com o Urano natal, atribuindo uma característica arrojada à sua personalidade.
Sentimentos de inquietação normalmente acompanham esses trânsitos. Podemos nos sentir aborrecidos pelas circunstâncias na nossa vida. Podemos querer culpar os outros pela nossa insatisfação, mas não necessariamente as pessoas em nossa volta que devem mudar, mas nós mesmos. Precisamos prestar atenção à parte de nós que está inquieta e insatisfeita, e abrir espaço em nossa vida para que aconteçam coisas novas. O eu central quer que mudemos nesse momento e, se negarmos essas inclinações, o mais provável é que atraiamos a ruptura que nos force a mudanças de fora para dentro (circunstâncias externas).
O Sol é também o simbolo do pai, e os trânsitos Urano-Sol podem indicar mudança em nosso relacionamento com ele, principalmente nos trânsitos da quadratura, nessas fases se apresentem aspectos dificultosos tendendo a expor os problemas inerentes entre nós e o pai.
Esse trânsito pode simbolizar também em descobrir o “pai dentro de nós”. A capacidade de assumir e dirigir nossas próprias vidas. Em vez de nos ajustamos ao que os outros querem, podemos nos descobrir exigindo que os outros se ajustem a nós. Os trânsitos de Sol-Urano são especialmente fortes para despertar os nossos próprios poderes e, se já não estão presentes o que vimos das capacidades mostradas no mapa cabalístico, esse é o momento de perceber que eles existem.
Durante esse trânsito de Urano-Sol, que já pode estar acontecendo a alguns meses, podemos não ser a pessoa mais pacífica para se conviver. Ficamos excitáveis, “pilhados”, imprevisíveis e inquietos. Queremos remover o que sentimos estar nos sufocando e libertamo-nos das restrições pelas quais nos sujeitamos. As novas ideias estão borbulhando em nossas mentes, bem como a maneira de ver a vida. Se pudermos aceitar esse novo influxo de energia e fazer as mudanças necessárias da forma mais diplomática possível, esse transito significa um importante passo à frente no autodesenvolvimento.

Essa foi a análise da Etz Chaim nas Sefirót de Chochmá e Biná e o trânsito no mapa convencional entre o planeta Urano em órbita, formando uma quadratura com o Sol natal. Agora veremos como acessar os Anjos, no caso de DM, para ajudar a passar pelo trânsito de dois anos e tirar alguma lição desse período em particular para seu auto-conhecimento e desenvolvimento.

Iaz




O Sol de DM está a 17 graus 21' 30'' no signo de Libra. Essa posição está relacionada com o 40o. nome de D'us, Iaz, cujo Anjo recebeu o nome de Ieiazel. A pessoa nascida sob a influência do anjo Ieiazel é psiquicamente forte, capaz de se reeguer diante dos maiores obstáculos. Faz parte de sua missão ajudar a humanidade a libertar-se de suas angústias. O aspecto contrário relaciona-se à destrutividade e ao descontrole emocional. A conexão com esse Anjo ajuda na proteção contra o pânico, um estado de conexão com a Luz. Uma ótima maneira combater o pânico é inserir o compartilhar em sua vida. Ajudando alguém que precise, tira-o do curto-circuito, começando a receber a Luz novamente. Sua atitude perante a vida deve ser de compartilhar as coisas que domina para o bem estar das pessoas.

O Salmo 88: vs. 14 - "Porém, eu a Ti, Senhor, tenho clamado, e pela manhã minha prece Te saudará"

O contato com o Anjo

É preciso que se conheça o aspecto do receptor relacionado ao Anjo, para ampliar a consciência sobre o tema e assim não esperar apenas uma solução mágica para a vida, se tornando protagonista desse processo. Entender a missão do Anjo que rege o momento de seu nascimento e associar essas forças aos seus estímulos de vida.

A Meditação

A visualização das letras do Anjo (Iaz) pode trazer muita Luz ao tema que traz para a vida da pessoa. Os Anjos habitam um plano extra-físico chamado Plano da Formação. É portanto, pela forma de suas letras, que se consegue maior proximidade com eles. A vocalização relacionada potencializa ainda mais a conexão.

O Salmo

A palavra possui grande poder de criar realidade. Por isso, para cada Anjo, há um versículo de um Salmo relacionado, que deve ser recitado em voz alta, no momento da conexão.

A Ação

Para cada Anjo é sugerida uma ação. Se experimentar realiza-la,  torna o processo muito mais intenso.