A partir desta postagem estaremos entrando no mundo místico da Cabalá. Pelos caminhos da astrologia iremos conectar-nos aos Anjos Espirituais que habitam os mundos superiores. Estaremos desenvolvendo mantras para a meditação. O Zohar, o principal livro sobre a Cabalá, juntamente com o Tânya (Likutei Amarim Tanya), escrito por Schneour Zalman de Liadi, o primeiro Rebe de Lubavitz, o Sêfer Ietsira (Livro da Fundação) e principalmente a Torá, de onde são retiradas as revelações para todas essas obras, são as nossas fontes para estudar a astrologia e os anjos, os mantras e os nomes de D´us.
Objetivamente, antes de entrarmos nesse assunto, para estudar a parte teórica, o misticismo e a possibilidade de utilizar todo esse aparato para a alma, vamos saber o que temos pela frente.
Num post anterior, foi mencionado os vários níveis de entidades criadas no Universo. Foi quando conversamos sobre o livro Os caminhos de D´us, de Moshe Chaim Luzzatto, quando discutimos sobre a astrologia e o judaísmo. Para sabermos do que vamos discutir e ter de antemão os recursos que dispomos para trabalhar a nossa alma, vamos dar um breve passeio por esse assunto: os anjos e os 72 nomes de D´us.
Os 72 nomes de D´us foram tirados da Torá, o antigo testamento, de três versículos que contam a passagem do povo hebreu através da abertura das águas do Mar Vermelho, que Moisés serviu de canal para salvarem-se da perseguição. Os três versículos, em hebraico, cada um deles tem 72 letras. Uma combinação da primeira letra do primeiro versículo com a última do segundo versículo e a primeira letra do terceiro versículo, até a combinação das 72 letras, formando 72 palavras de três letras, formando os 72 nomes de D´us, cada uma deles com três letras.
Cada nome de D´us está relacionado a um anjo, que serve para enviar a luz (Ór) de Ên Sof (O Sem Fim) para a criação, para o mundo material, incluindo o homem. Mais precisamente, os anjos foram criados por D´us para servir de emissários das Forças Divinas. A palavra Anjos em hebraico (Malachim), significa EMISSÁRIOS. Assim como cada Nome de D´us está associado a um anjo, cada anjo está associado a uma parte de uma constelação (Mazal). Cada anjo está associado a um intervalo de 5 graus num signo do zodíaco que tem 30 graus. São 72 anjos regendo 72 canais de Luz. O primeiro anjo, associado ao primeiro nome de D´us, é Vehu (três letras, Vav, Hei e Vav), significando "A força da superação", que ocupa os primeiros cinco graus de Áries. Cada Anjo tem seu mantra, uma frase dos Salmos. Para Vehu, está associado a ele o Salmo 3, versículo 4: "Tu, Meus D´us, é um escudo a me proteger. És minha glória, a razão de se manter erguida a minha cabeça". Na Etz Chaim (àrvore da Vida), os dois primeiros caminhos são regidos pelas letras Vav e Hei.
No diagrama de Chochmá, acima, estão associados a cada elemento (fogo, terra, ar e terra), dois nomes de D´us e os respectivos Anjos. Cada planeta que estiver posicionado em algum elemento, no caso de Chochmá de 20o a 30o dos signos Cadentes (já discutimos isso antes), terá dois Anjos emissários, o primeiro, dentro desse intervalo de 0 a 10o dos signos cadentes, 0 a 4o o primeiro anjo e 5o a 9o o segundo Anjo.
Todo esse sistema criado em torno da Etz Chaim, seus caminhos, Sefirót, planetas, letras, anjos e o nome de D´us, propiciam um entendimento profundo de cada parte de nossas almas. É um sistema montado com as energias primordiais da criação e que agem diretamente sobre a nossa maneira de viver e ver as coisas.
Assim, tudo que existe em nosso mundo, mesmo a menor folha de grama, recebe, essa Luz transportada pelos anjos. Da mesma forma acontece com os planetas.
Entre a Luz (Ór) emitida pelas Forças da Criação (representadas pelas Sefirót), constantemente e ininterruptamente, movem a nossa existência, e a luz que se reflete em nosso mundo físico, o mundo da matéria, existem diferentes planos. São eles: Emanação, Criação, Formação e Ação (já comentado anteriormente). Entre esses vários planos estão os anjos. No livro de Maimônides, Os Oito Capítulos, é desenvolvido extensamente esse assunto e o usaremos como fonte para determinados esclarecimentos.
Oa anjos são entidades que vivem em planos intermediários e que fazem a ponte entre o ponto inicial da Luz (Ór), ao qual chamamos D´us, e tudo que existe em nosso mundo físico. São energias invisíveis, mas que possuem grande poder de influência sobre nossas vidas.
Na Bíblia, O Antigo Testamento (Torá), uma passagem mostra como é claro a presença dessas entidades espirituais entre nós: em Gênesis capítulo 2, versículo 4, quando Jacob, em um momento caótico de sua vida, dominado pela dúvida, deita sua cabeça em uma pedra e sonha com anjos que sobem e descem por uma escada. A partir de então, sua vida toma um rumo completamente diferente.
Qual o estudo que estaremos desenvolvendo aqui com esse assunto?
Estaremos caracterizando cada anjo com sua associação ao nome de D´us, entre os Seus 72 nomes. Entenderemos o significado de cada um desses 72 nomes, cuja incumbência desses seres espirituais é de acompanhar-nos em nossa passagem pela vida. Da mesma forma como damos um significado aos planetas em nossas Sefirot, teremos os anjos que regem nossas motivações de vida. Poderemos entender através desse estudo como as Forças da Criação estão agindo sobre nós, pela Providencia Divina, para a nossa Correção (Tikun), ou seja pelo propósito com que viemos para esse mundo, qual a nossa missão e como ela pode ser realizada.
A partir desse tema, estaremos estudando cada Sefirá, o significado de cada planeta contido nas Sefirot, o anjo que rege cada posição de nossos planetas e o nome de D´us atribuído a esse anjo, cuja meditação sobre suas letras e seu significado, nos darão a consciência do que somos, o que estamos incumbidos de realizar e como podemos fazer isso.
Com isso, podemos configurar as posições do mapa, e nele, associar a cada parte do mapa um anjo. Dentro de um mesmo signo, que tem 30 graus no círuculo zodiacal do mapa convencional, estão associados quatro anjos, um para cada 5 graus do signo. Por exemplo: em nosso mapa, no signo de Áries, que tem 30 graus dos 360 do círculo zodiacal, cada cinco graus tem um anjo associado. Do angulo zero de Áries até o quarto grau, o anjo Vehuiah é o emissário que cuida das "Forças de Superação" e tem associado o nome Varru de D´us (Vav, Hei e Vav). Para este anjo uma frase do Salmos é o mantra que o anima, o Salmo 3, versículo 4. "Tu, meu D´us és um escudo a me proteger. És minha glória, a razão de se manter em pé minha cabeça". Com exceção de alguns anjos, todos os demais tem seu nome determinado, adicionando ao nome de D´us o sufixo "el". Yeliel, para o segundo nome de D´us Yeli, Seitel, para o terceiro nome de D´us Seiat, Alamia, para o quarto nome de D´us Olam, e assim em diante, todo círculo do zodíaco está configurado com os 72 anjos e os 72 nomes de D´us, com os respectivos Salmos atribuídos a eles. O circulo zodiacal, que é uma fotografia do seu, mostra os 360 graus em que estão as constelações, e nelas os signos. Cada signo tem 30 graus e em cada 30 graus, quatro anjos estão associados a cada cinco graus. Temos então 4 anjos para cada um dos 12 signos, e consequentemente, 4 anjos para cada signo, completando os 72 anjos.
Na prática temos a seguinte situação para a meditação cabalística (o tema místico da Cabalá). Analisando o mapa astrológico cabalístico, identificamos nossas forças da alma. Os potenciais, as capacidades, nossas necessidades, o Tikun (o que deve ser corrigido). No mapa astrológico convencional fazemos o estudo dos trânsitos pelos quais estamos passando. Os trânsitos vão revelar quais as partes do mapa cabalístico está sendo estimulado. Seja um trânsito de uma boa fase, ou um transito em que estaremos sendo testados, teremos um anjo regendo a posição daquele planeta que está sendo afetado (pelo seu posicionamento em algum signo). Temos então a ajuda espiritual, com a mentalização e entendimento do nome de D´us associado e o anjo que rege o planeta afetado. Temos nesse momento o anjo que pode nos sustentar, emitir as energias a que ele tem como missão de ser o emissário, um texto do Salmo, para entoarmos. Sobre essa configuração para o momento em que estamos passando a meditação nos dará a conscientização do que temos que mudar em nós mesmos. Como consequência, cada Sefirá está regido por seis anjos. No mapa cabalístico, temos então para cada Sefirá, quatro anjos cuidando de seus quatro elementos internos, fogo, terra, ar e terra. A representação de cada planeta nessas áreas do mapa em nossa alma, tem um anjo para nos orientar, disponibilizar as energias do Cosmos e varis outros recursos que iremos ver nos próximas postagens. Mais uma coisa para falarmos, além do planeta natal que esta sob um determinada trânsito, podemos nos beneficiar desse sistema cabalístico para uma auto-conscientização de nossas falhas, aspectos trazidos de vidas passadas e que nos acompanham, realização de nosso Tikun (correção) através do que foi exposto aqui. Basta recorrer aos dois mapas, o cabalístico para características enraizadas na e, no mapa tradicional, as várias facetas de nossa vida, encontrar os Nomes de D´us e seus respectivos anjos, para que possamos fazer o ajustamento de nossas deficiências, ou mesmo, o estímulos para nossos potenciais. É isso que faremos nas próximas postagem. Primeiro definindo todas as relações entre signos, Anjos, nomes de D´us e textos do Salmos.
Conclusão:
A começar do próximo post, iremos analisar juntamente com a Sefirá e o planeta na Etz Chaim, as forças espirituais de anjos emissários para a nossa vidas e como podemos ter a ajuda para nos conduzir em direção ao nosso Tikun (Correção).
Objetivamente, antes de entrarmos nesse assunto, para estudar a parte teórica, o misticismo e a possibilidade de utilizar todo esse aparato para a alma, vamos saber o que temos pela frente.
Num post anterior, foi mencionado os vários níveis de entidades criadas no Universo. Foi quando conversamos sobre o livro Os caminhos de D´us, de Moshe Chaim Luzzatto, quando discutimos sobre a astrologia e o judaísmo. Para sabermos do que vamos discutir e ter de antemão os recursos que dispomos para trabalhar a nossa alma, vamos dar um breve passeio por esse assunto: os anjos e os 72 nomes de D´us.
Os 72 nomes de D´us foram tirados da Torá, o antigo testamento, de três versículos que contam a passagem do povo hebreu através da abertura das águas do Mar Vermelho, que Moisés serviu de canal para salvarem-se da perseguição. Os três versículos, em hebraico, cada um deles tem 72 letras. Uma combinação da primeira letra do primeiro versículo com a última do segundo versículo e a primeira letra do terceiro versículo, até a combinação das 72 letras, formando 72 palavras de três letras, formando os 72 nomes de D´us, cada uma deles com três letras.
No diagrama de Chochmá, acima, estão associados a cada elemento (fogo, terra, ar e terra), dois nomes de D´us e os respectivos Anjos. Cada planeta que estiver posicionado em algum elemento, no caso de Chochmá de 20o a 30o dos signos Cadentes (já discutimos isso antes), terá dois Anjos emissários, o primeiro, dentro desse intervalo de 0 a 10o dos signos cadentes, 0 a 4o o primeiro anjo e 5o a 9o o segundo Anjo.
Todo esse sistema criado em torno da Etz Chaim, seus caminhos, Sefirót, planetas, letras, anjos e o nome de D´us, propiciam um entendimento profundo de cada parte de nossas almas. É um sistema montado com as energias primordiais da criação e que agem diretamente sobre a nossa maneira de viver e ver as coisas.
Assim, tudo que existe em nosso mundo, mesmo a menor folha de grama, recebe, essa Luz transportada pelos anjos. Da mesma forma acontece com os planetas.
Entre a Luz (Ór) emitida pelas Forças da Criação (representadas pelas Sefirót), constantemente e ininterruptamente, movem a nossa existência, e a luz que se reflete em nosso mundo físico, o mundo da matéria, existem diferentes planos. São eles: Emanação, Criação, Formação e Ação (já comentado anteriormente). Entre esses vários planos estão os anjos. No livro de Maimônides, Os Oito Capítulos, é desenvolvido extensamente esse assunto e o usaremos como fonte para determinados esclarecimentos.
Oa anjos são entidades que vivem em planos intermediários e que fazem a ponte entre o ponto inicial da Luz (Ór), ao qual chamamos D´us, e tudo que existe em nosso mundo físico. São energias invisíveis, mas que possuem grande poder de influência sobre nossas vidas.
Na Bíblia, O Antigo Testamento (Torá), uma passagem mostra como é claro a presença dessas entidades espirituais entre nós: em Gênesis capítulo 2, versículo 4, quando Jacob, em um momento caótico de sua vida, dominado pela dúvida, deita sua cabeça em uma pedra e sonha com anjos que sobem e descem por uma escada. A partir de então, sua vida toma um rumo completamente diferente.
Qual o estudo que estaremos desenvolvendo aqui com esse assunto?
Estaremos caracterizando cada anjo com sua associação ao nome de D´us, entre os Seus 72 nomes. Entenderemos o significado de cada um desses 72 nomes, cuja incumbência desses seres espirituais é de acompanhar-nos em nossa passagem pela vida. Da mesma forma como damos um significado aos planetas em nossas Sefirot, teremos os anjos que regem nossas motivações de vida. Poderemos entender através desse estudo como as Forças da Criação estão agindo sobre nós, pela Providencia Divina, para a nossa Correção (Tikun), ou seja pelo propósito com que viemos para esse mundo, qual a nossa missão e como ela pode ser realizada.
A partir desse tema, estaremos estudando cada Sefirá, o significado de cada planeta contido nas Sefirot, o anjo que rege cada posição de nossos planetas e o nome de D´us atribuído a esse anjo, cuja meditação sobre suas letras e seu significado, nos darão a consciência do que somos, o que estamos incumbidos de realizar e como podemos fazer isso.
Com isso, podemos configurar as posições do mapa, e nele, associar a cada parte do mapa um anjo. Dentro de um mesmo signo, que tem 30 graus no círuculo zodiacal do mapa convencional, estão associados quatro anjos, um para cada 5 graus do signo. Por exemplo: em nosso mapa, no signo de Áries, que tem 30 graus dos 360 do círculo zodiacal, cada cinco graus tem um anjo associado. Do angulo zero de Áries até o quarto grau, o anjo Vehuiah é o emissário que cuida das "Forças de Superação" e tem associado o nome Varru de D´us (Vav, Hei e Vav). Para este anjo uma frase do Salmos é o mantra que o anima, o Salmo 3, versículo 4. "Tu, meu D´us és um escudo a me proteger. És minha glória, a razão de se manter em pé minha cabeça". Com exceção de alguns anjos, todos os demais tem seu nome determinado, adicionando ao nome de D´us o sufixo "el". Yeliel, para o segundo nome de D´us Yeli, Seitel, para o terceiro nome de D´us Seiat, Alamia, para o quarto nome de D´us Olam, e assim em diante, todo círculo do zodíaco está configurado com os 72 anjos e os 72 nomes de D´us, com os respectivos Salmos atribuídos a eles. O circulo zodiacal, que é uma fotografia do seu, mostra os 360 graus em que estão as constelações, e nelas os signos. Cada signo tem 30 graus e em cada 30 graus, quatro anjos estão associados a cada cinco graus. Temos então 4 anjos para cada um dos 12 signos, e consequentemente, 4 anjos para cada signo, completando os 72 anjos.
Na prática temos a seguinte situação para a meditação cabalística (o tema místico da Cabalá). Analisando o mapa astrológico cabalístico, identificamos nossas forças da alma. Os potenciais, as capacidades, nossas necessidades, o Tikun (o que deve ser corrigido). No mapa astrológico convencional fazemos o estudo dos trânsitos pelos quais estamos passando. Os trânsitos vão revelar quais as partes do mapa cabalístico está sendo estimulado. Seja um trânsito de uma boa fase, ou um transito em que estaremos sendo testados, teremos um anjo regendo a posição daquele planeta que está sendo afetado (pelo seu posicionamento em algum signo). Temos então a ajuda espiritual, com a mentalização e entendimento do nome de D´us associado e o anjo que rege o planeta afetado. Temos nesse momento o anjo que pode nos sustentar, emitir as energias a que ele tem como missão de ser o emissário, um texto do Salmo, para entoarmos. Sobre essa configuração para o momento em que estamos passando a meditação nos dará a conscientização do que temos que mudar em nós mesmos. Como consequência, cada Sefirá está regido por seis anjos. No mapa cabalístico, temos então para cada Sefirá, quatro anjos cuidando de seus quatro elementos internos, fogo, terra, ar e terra. A representação de cada planeta nessas áreas do mapa em nossa alma, tem um anjo para nos orientar, disponibilizar as energias do Cosmos e varis outros recursos que iremos ver nos próximas postagens. Mais uma coisa para falarmos, além do planeta natal que esta sob um determinada trânsito, podemos nos beneficiar desse sistema cabalístico para uma auto-conscientização de nossas falhas, aspectos trazidos de vidas passadas e que nos acompanham, realização de nosso Tikun (correção) através do que foi exposto aqui. Basta recorrer aos dois mapas, o cabalístico para características enraizadas na e, no mapa tradicional, as várias facetas de nossa vida, encontrar os Nomes de D´us e seus respectivos anjos, para que possamos fazer o ajustamento de nossas deficiências, ou mesmo, o estímulos para nossos potenciais. É isso que faremos nas próximas postagem. Primeiro definindo todas as relações entre signos, Anjos, nomes de D´us e textos do Salmos.
Conclusão:
A começar do próximo post, iremos analisar juntamente com a Sefirá e o planeta na Etz Chaim, as forças espirituais de anjos emissários para a nossa vidas e como podemos ter a ajuda para nos conduzir em direção ao nosso Tikun (Correção).
Este blog é aberto para o público interessado. Os comentários são para uma discussão com pessoas interessadas nesse tema. O objetivo é estabelecer discussões sobre o assunto para que possamos aprofundar e buscar para Tema as dúvidas que são colocadas. São bem vindas as sugestões, opiniões, críticas, qualquer comentário que enriqueça esse estudo fascinante e que é um sistema para utilização prática em nossas vidas. Obrigado pela visata.
ResponderExcluirExcelente fonte de Luz. Um Triplo e Fraternal Abraço, do irmão Djalma!
Excluirboa tarde! há algum livro seu publicado ou alguma publicação que possa me servir de base para estudar mais a respeito desse assunto ( astrologia cabalística) ? Estou achando muito bom isso tudo . Seu site é bastante detalhado, mas me falta o alcance para entender tudo ainda. Como faço ?
ResponderExcluir