Numa passagem da Bíblia (Torá), no livro de Gênesis (Bereshit), é relatado o sonho de Jacó. Estava deitado, apoiando a cabeça sobre uma pedra e teve um sonho. Nele via uma escada para o céu em que anjos desciam e subiam por ela. O texto da Torá menciona que a escada levava às portas do céu e que a escada tinha 72 degraus. Nesse sonho, Jacó, filho de Abraão, ouviu revelações de D´us. Nas revelações de D´us estavam as palavras sobre a descendência de Jacó e a terra prometida.
Nessa passagem da Torá, nos versículos descrevendo o sonho, é a primeira vez que o nome inefável de D´us é mencionado, YHVH (Yod, Hei, Vav, Hei), traduzido como Jeová. A partir dessa passagem esse Nome de D´us é mencionado constantemente nas escrituras. A citação do nome inefável de D´us e a menção dos Anjos foi objeto de estudo de diversos cabalistas no período Talmúdico. O fato de YHVH ser mencionado pela primeira vez justamente quando Anjos são mencionados também pela primeira vez na Torá devia ter um motivo.
O significado de YHVH na guemátria (um assunto da Cabalá tratando do valor das letras hebraicas).
Este é o nome impronunciável que aparece na Torá e traduzido como Jeová (YHVH).
As duas primeiras letras (Yod e Hei), têm o valor de 15 (10 +5). Nesse mundo estão as almas. É o mundo da criação, Beriah. Yah (como são lidas a duas letras juntas), é outro nome de D´us.
As três primeiras letras, Yod, Hei e Vav, somam 21 (10+5+6). É o mundo da Formação (Ietsirá). Este nome de D´us Yachu foi objeto de muita especulação entre os cabalistas na permutação das letras associadas ao tetragrama YHVH, para alcançar níveis superiores de consciência.
As quatro letras juntas, Yod, Hei, Vav, Hei, somam 26 (10+5+6+5). É o mundo da Ação (Assyá).
= 10 + 15 + 21 + 26 = 72
Estamos vendo os 72 nomes de D´us em YHVH, os setenta e dois Anjos criados por D´us para manifestarem-se nos mundos mais densos e atuarem como emissários de Luz Divina. A cada mundo criado foi sendo adicionada uma nova letra e, a cada junção de letras, um novo plano espiritual mais denso, até o mundo de Assyá, o mundo físico. No plano intermediário D´us colocou os Anjos para que fossem os Emissários (Malachim) de suas Emanações , as Centelhas Divinas, e a essas centelhas podemos nos conectar através dos Anjos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário