Na psicanálise de Freud foi a primeira vez que se estudou sistematicamente o mecanismo psíquico da mente humana. Freud chamava a psicanálise de ciência da "alma". Não queremos aqui, adaptar as descobertas de Freud à Árvore da Vida (Etz Chaim), mas apenas identificar no processo dinâmico das Forças que animam a alma, alguns princípios defendidos pela psicanálise. Alguns princípios fundamentais da psicanálise explicam o mecanismo e a estrutura psíquica de nossa mente, da mesma forma que a Etz Chaim o faz através da astrologia.. Esses princípios servem para entendermos o nosso comportamento frente a vida. A astrologia cabalística tem o objetivo de mostrar uma estrutura de personalidade com a qual lidamos com as necessidades da alma. Vamos primeiro colocar alguns princípios defendidos pela psicanálise e em seguida tentar entender como isso se reflete no dinamismo com que a cabala os enxerga no sentido de lidar com as Forças da Emanação Divina.
Três princípios importantes na psicanálise, e que lhe dão fundamentos, são os princípios da Estabilidade, da Inércia e da Integração do ego. Este tema está sendo escrito antes da análise do mapa cabalista de João Carlos Martins, para dar uma fundamentação mais rica nessa análise.
I. Os Princípios Fundamentais da Psicanálise
O princípio da Estabilidade
As perturbações do equilíbrio psicológico surgem na forma de necessidades e desejos. Buscam a satisfação e são motivo do comportamento voluntário. Uma tendencia básica do organismo é manter essas tensões (necessidades e satisfações) num nível estável e equilibrado. A teoria psicanalítica do ego se apóia em que sua função é pôr em prática o princípio da estabilidade, que age de forma a manter o nível de excitação constante, equilibrando os esforços para satisfazer as necessidades. Para realizar isso, são excluídos ou reduzidos os estímulos externos, aliviando a pressão das necessidades, impulsos e desejos.
As perturbações do equilíbrio psicológico surgem na forma de necessidades e desejos. Buscam a satisfação e são motivo do comportamento voluntário. Uma tendencia básica do organismo é manter essas tensões (necessidades e satisfações) num nível estável e equilibrado. A teoria psicanalítica do ego se apóia em que sua função é pôr em prática o princípio da estabilidade, que age de forma a manter o nível de excitação constante, equilibrando os esforços para satisfazer as necessidades. Para realizar isso, são excluídos ou reduzidos os estímulos externos, aliviando a pressão das necessidades, impulsos e desejos.
O princípio da Inercia
Os padrões de comportamento inadequados para a estabilidade do organismo são repetidos até que se tornem automáticos e sejam executados com um mínimo de esforço. Com a experimentação inicial, na tentativa e erro, o aprendizado acontece com a satisfação da necessidade despendendo um mínimo de energia. A inercia (ou economia) da energia se dá com a substituição dos ajustes que provocam maior esforço. A experimentação, juntamente com a repetição, faz o organismo encontrar formas de equilíbrio que dispendam menor energia, ou que provoquem menores desgastes. O princípio da inércia impele o organismo a se apegar ao comportamento automático do passado, denominado por Freud de fixação.
Os padrões de comportamento inadequados para a estabilidade do organismo são repetidos até que se tornem automáticos e sejam executados com um mínimo de esforço. Com a experimentação inicial, na tentativa e erro, o aprendizado acontece com a satisfação da necessidade despendendo um mínimo de energia. A inercia (ou economia) da energia se dá com a substituição dos ajustes que provocam maior esforço. A experimentação, juntamente com a repetição, faz o organismo encontrar formas de equilíbrio que dispendam menor energia, ou que provoquem menores desgastes. O princípio da inércia impele o organismo a se apegar ao comportamento automático do passado, denominado por Freud de fixação.
O princípio, ou função, de integração do ego.
Essa função do ego, integração, depende da capacidade de aprender com experiências passadas, para abstrair e distinguir. A integração faz com que novos comportamentos se ajustem à novas necessidades, integrando adaptações que mantém o estado de equilíbrio do organismo.
Assim, existe uma luta contínua entre a tendência do organismo de conservar os velhos padrões, dentro do princípio da inércia, e do desafio do crescimento e das novas circunstância, para que novos padrões sejam adotados. A capacidade integradora do ego é que determina o quanto a psique desenvolve uma consciência saudável da realidade.
Essa função do ego, integração, depende da capacidade de aprender com experiências passadas, para abstrair e distinguir. A integração faz com que novos comportamentos se ajustem à novas necessidades, integrando adaptações que mantém o estado de equilíbrio do organismo.
Assim, existe uma luta contínua entre a tendência do organismo de conservar os velhos padrões, dentro do princípio da inércia, e do desafio do crescimento e das novas circunstância, para que novos padrões sejam adotados. A capacidade integradora do ego é que determina o quanto a psique desenvolve uma consciência saudável da realidade.
II. Os princípios astrológicos na construção da Etz Chaim
Os signos obedecem duas grandes classificações. Triplicidades e Quadruplicidades. As triplicidades são signos classificados como Cardinais, fixos e Mutáveis. Quadruplicidades são signos dos elementos fogo, terra, ar e água. Essas classificações são para agrupar determinadas características semelhantes entre signos diferentes.
Signos Cardiais são Áries, Câncer, Libra e Capricórnio.
Signos Fixos são Touro, Leão, Escorpião e Aquário.
Signos Mutáveis são Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes.
As triplicidades, ou ritmos, agrupam esses signos por determinadas características em comum e os distingue através da quadruplicidade, pois cada signo de uma triplicidades (cardeal, fixo ou mutável) tem o elemento diferente dos demais signos de seu grupo.
O Princípio dos Signos Cardinais
Áries, Câncer, Libra e Capricórnio têm características em comum. São signos que dão um caráter para a personalidade de busca pelo novo. Pessoas com planetas com ênfase em signos cardinais manifestam a necessidade de movimento, atividades intensas e constantes, além de liderança, vontade e iniciativa. Esse impulso pela atividade intensa pode provocar um pouco de imprudência, sem uma correta avaliação de seus limites. Precisam fazer revoluções importantes na vida para não sentirem-se estagnados e insatisfeitos. Cada signo cardinal vai ter uma reação diferente a esses impulsos. Os elementos, fogo, terra, ar e água, vão dar a forma como isso se dá.
Áries, Câncer, Libra e Capricórnio têm características em comum. São signos que dão um caráter para a personalidade de busca pelo novo. Pessoas com planetas com ênfase em signos cardinais manifestam a necessidade de movimento, atividades intensas e constantes, além de liderança, vontade e iniciativa. Esse impulso pela atividade intensa pode provocar um pouco de imprudência, sem uma correta avaliação de seus limites. Precisam fazer revoluções importantes na vida para não sentirem-se estagnados e insatisfeitos. Cada signo cardinal vai ter uma reação diferente a esses impulsos. Os elementos, fogo, terra, ar e água, vão dar a forma como isso se dá.
O Princípio dos signos Fixos
Escorpião, Touro, Aquário e Leão manifestam uma energia consolidada e estabelecida. São signos que demonstram segurança em seu modo de pensar, sem mudar de ideias pelo caminho. Existe um apego a esses pensamentos e sentem-se seguros com essa estabilidade. São preocupados em manter vínculos, cumprir promessas e compromissos à risca. Podem ter dificuldade em se adaptar a novas situações e com mudanças repentinas. Também nesses signos os elementos vão determinar a intensidade e forma dessas características.
Escorpião, Touro, Aquário e Leão manifestam uma energia consolidada e estabelecida. São signos que demonstram segurança em seu modo de pensar, sem mudar de ideias pelo caminho. Existe um apego a esses pensamentos e sentem-se seguros com essa estabilidade. São preocupados em manter vínculos, cumprir promessas e compromissos à risca. Podem ter dificuldade em se adaptar a novas situações e com mudanças repentinas. Também nesses signos os elementos vão determinar a intensidade e forma dessas características.
O Princípio dos signos Mutáveis
Peixes, Virgem, Gêmeos e Sagitário estão sintonizados com as mudanças, a flexibilidade e maleabilidade, a capacidade de lidar com situações novas de maneira muito tranquila. São pessoas que se sentem à vontade com mudanças e se adaptam muito bem a elas. As características particulares de cada signo também são determinadas pelos elementos.
Peixes, Virgem, Gêmeos e Sagitário estão sintonizados com as mudanças, a flexibilidade e maleabilidade, a capacidade de lidar com situações novas de maneira muito tranquila. São pessoas que se sentem à vontade com mudanças e se adaptam muito bem a elas. As características particulares de cada signo também são determinadas pelos elementos.
III. Fluxo da energia através das SEFIRÓT na sequencia das triplicidades
Na astrologia cabalística o objetivo é a evolução da alma, degraus da espiritualidade. Assim, as triplicidades são organizadas de forma diferente que na astrologia convencional. Como podemos observar na tabela do TEMA 19A, onde é mostrado como distribuir os planetas pela Etz Chaim, Chochmá, Biná e Chessed recebem os planetas de signos Cardinais, as Sefirót Guevurá, Tiferet e Nétsach, recebem os planetas de signos Fixos e Chod, Iessod e Malchut planetas de signos Mutáveis. O caminho pela Etz Chaim, então, é feito na sequência: Cardinal, Fixo, Mutável. Com isso, a alma, em seu intelecto, emoções e sentimentos e no mundo físico e real, têm uma sequencia própria de manifestação das atividades. Primeiro de iniciativa e busca por novos sentidos, segundo pela tendência a se fixar em comportamentos adaptados e terceiro, pela busca de novas situações na realidade.
Esse fluxo de energia entre as Sefirót assemelha-se bastante com o modo de funcionar da psique, como vimos nos princípios da psicanálise. Não podia ser diferente, pois em ambos estamos falando da alma humana. O importante aqui é entender esse mecanismo. A semelhança do princípio da estabilidade com o ritmo Cardinal, o princípio da inércia com o ritmo Fixo (que Freud até denominou de fixação), e o princípio da integração com o ritmo Mutável.
Uma coisa que devemos ter em mente, para a análise de um mapa astral cabalístico, é que não estamos tratando de facetas da vida externa. Não é analisado a forma de ganhar dinheiro, a maneira como nos comunicamos, o ambiente familiar da infância...,etc, mas sim, as características de nossa alma e a iluminação Divina que recebemos. Na primeira Sefirá, sabemos como é nossa relação com D´us e como sua Luz chega até nós. Na segunda, Biná, a nossa energia para entender as coisas externas, as intuições que nos vêm e como coordenar tudo isso para um entendimento sadio. A terceira, Héssed, como lidamos com o sentimento de doação, a misericórdia. A doação é referente a tudo em nossos aspectos mental e emocional. Como podemos ver é um mapa para encontramos nossas potencialidades, capacidades e defeitos que precisam ser corrigidos. A Árvore da Vida é um roteiro para a nossa integridade, a interação das nossas ações para as coisas que precisamos e como alcança-las. Uma maneira de ver os princípios da psicanálise é, e não poderia ser diferente, em colo equilibrar nossas forças e energias para ter uma vida, tanto do dia-a-dia como espiritual, equilibradas, sem excessos, sem desperdícios, sem fantasias fúteis, mas com a consciência na realidade plena, uma realidade que vai nos levar para um crescimento interno.
Na astrologia cabalística o objetivo é a evolução da alma, degraus da espiritualidade. Assim, as triplicidades são organizadas de forma diferente que na astrologia convencional. Como podemos observar na tabela do TEMA 19A, onde é mostrado como distribuir os planetas pela Etz Chaim, Chochmá, Biná e Chessed recebem os planetas de signos Cardinais, as Sefirót Guevurá, Tiferet e Nétsach, recebem os planetas de signos Fixos e Chod, Iessod e Malchut planetas de signos Mutáveis. O caminho pela Etz Chaim, então, é feito na sequência: Cardinal, Fixo, Mutável. Com isso, a alma, em seu intelecto, emoções e sentimentos e no mundo físico e real, têm uma sequencia própria de manifestação das atividades. Primeiro de iniciativa e busca por novos sentidos, segundo pela tendência a se fixar em comportamentos adaptados e terceiro, pela busca de novas situações na realidade.
Esse fluxo de energia entre as Sefirót assemelha-se bastante com o modo de funcionar da psique, como vimos nos princípios da psicanálise. Não podia ser diferente, pois em ambos estamos falando da alma humana. O importante aqui é entender esse mecanismo. A semelhança do princípio da estabilidade com o ritmo Cardinal, o princípio da inércia com o ritmo Fixo (que Freud até denominou de fixação), e o princípio da integração com o ritmo Mutável.
Uma coisa que devemos ter em mente, para a análise de um mapa astral cabalístico, é que não estamos tratando de facetas da vida externa. Não é analisado a forma de ganhar dinheiro, a maneira como nos comunicamos, o ambiente familiar da infância...,etc, mas sim, as características de nossa alma e a iluminação Divina que recebemos. Na primeira Sefirá, sabemos como é nossa relação com D´us e como sua Luz chega até nós. Na segunda, Biná, a nossa energia para entender as coisas externas, as intuições que nos vêm e como coordenar tudo isso para um entendimento sadio. A terceira, Héssed, como lidamos com o sentimento de doação, a misericórdia. A doação é referente a tudo em nossos aspectos mental e emocional. Como podemos ver é um mapa para encontramos nossas potencialidades, capacidades e defeitos que precisam ser corrigidos. A Árvore da Vida é um roteiro para a nossa integridade, a interação das nossas ações para as coisas que precisamos e como alcança-las. Uma maneira de ver os princípios da psicanálise é, e não poderia ser diferente, em colo equilibrar nossas forças e energias para ter uma vida, tanto do dia-a-dia como espiritual, equilibradas, sem excessos, sem desperdícios, sem fantasias fúteis, mas com a consciência na realidade plena, uma realidade que vai nos levar para um crescimento interno.
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