Vamos começar a
estudar as letras que caracterizam os caminhos da Árvore da Vida. Originalmente,
como acontecem com os signos, que foram criados com a observação das constelações,
toda Etz (Árvore) foi construída à partir das letras do alfabeto hebraico. A
Cabalá diz que o Universo foi construído com as letras do alfabeto.
Uma pausa importante
para entender o que é isso. O que significa dizer que o Universo foi construído
com letras? Será que D´us precisava de letras para criar o mundo, como nós as
usamos para escrever? Qual o sentido disso?
O alfabeto hebraico
tem os formatos como apresentam hoje apenas à partir dos últimos três milênios,
antes tinham formas semelhantes, que foram se aproximando cada vez mais do que
são hoje. O que diferencia uma letra da outra é o som formado por cada uma
delas. Mais que o som, a forma como gesticulamos para que seus sons sejam
emitidos. Existem grupos de letras que são gesticuladas à partir dos lábios, da
ponta da língua, do palato, da parte anterior do palato, com a garganta, etc.
Com essas gesticulações os sons são emitidos.
A primeira letra que
vamos estudar é a letra Hei, como mostra a ilustração no início do texto. Pronuncia-se
essa letra como a palavra em português “rei” (realeza). O Hei é pronunciado a
partir do ar emitido pela garganta.
Experimente falar várias vezes e cada vez mais lentamente a palavra
“rei” e vc perceberá que a sensação é de um raaaaa..., uma exalação de ar de
dentro dos pulmões. É uma letra exalada, expirada, pronunciada usando o ar dos
pulmões.
São estas
gesticulações necessárias para emitir o som das letras que importa para
entender o significado de cada uma delas e como elas caracterizam os caminhos
da Etz Chaim (Árvore da Vida). É assim que o Sefer Ietsirá menciona a criação
do Universo por D´us através das letras. Foi criado com o vários “sopros”
Divinos, da mesma forma como aparece na criação do homem.
“Formou Ad´nai
Heloim (Senhor D´us) o ser humano do pó da terra, e soprou em suas narinas o
alento da vida, e o homem tornou-se um ser vivente” (Gênesis 1:7)
É dessa forma que
vamos estudar cada letra de cada caminho da Etz Chaim. Através de sua
gesticulação, sua pronuncia, seu formato (que se assemelha aos antigos
caracteres), para captar a energia contida. São energias que se encerram nas
letras que dão seu caráter sagrado, tanto pela referência da Criação por D´us,
como da força espiritual que as anima.
No segundo capítulo do Sefer Ietsirá
aparece o seguinte verso:
Dez Sefirót do nada
E vinte e duas letras [da] Fundação:
Três Mães
Sete Duplas
E doze Elementares.
No
trecho do Sefer Ietsirá as 22 letras do alfabeto hebraico são mencionadas como a
Fundação, pois através delas que o Universo foi criado. Delas originaram as 10
Sefirót e os 22 caminhos. A Árvore da Vida (Etz Chaim) não aparece em nenhum
livro a não ser pelos estudiosos, que construíram o formato como a conhecemos
hoje, estudiosos da Cabalá.. É a forma geométrica que consegue comportar dez
Sefirót, três linha horizontais (Três Mães), sete linhas inclinadas (Sete
Duplas) e as doze linhas verticais (Doze Elementares). Como o formato da
Árvore, seus nomes também não são mencionados no Sefer Ietsirá. Seus nomes
foram retirados de dois, entres muitos versículos, que se referem aos seus
nomes:
“Com
Sabedoria D´us estabeleceu a terra,
com Entendimento a firmou nos céus e
com seu Conhecimento as
profundidades foram quebradas.” (Provérbios 3:19-20).
“Teus.
ó D´us, são a Grandeza, a Força, a Beleza, a Vitória e o Esplendor, por Tudo no céu e na terra; teu, ó D´us, é o Reino....” (Crônicas I,
29:11).
No
Zohar a palavras Grandeza aparece como Amor (Chéssed) e a palavra Tudo como Fundação
(Iessód).
Assim,
entendendo o que as letras representam, tanto na Criação do Universo, na
caracterização dos caminhos da Etz Chaim, da forma como percebemos os sons
criados e a maneira como os gesticulamos, vamos analisar o significado de cada
letra. Essa parte da Cabalá teórica é utilizada na Cabalá meditativa, são meios
para alcançar estados alterados de consciência. Essa matéria será usada para um
estudo detalhado dos 72 nomes de D´us depois que acabarmos de entender a
Astrologia Cabalística.
Vamos
para a análise da letra Hei.
O
nome da letra Hei do Aleph Beit (alfabeto) significa “veja” ou “olhe”. É um
chamado de atenção para focar-se em algo.
O
Hei é a letra mais frequentemente ligada aos nomes de D´us. Como em Hya e
Heloim. A mais sagrada configuração do Nome Sagrado YHVN, tem dois Hei.
O
Hei é uma das letras mais suaves na pronuncia hebraica. Existe o Reish, o Chet,
que são fonemas similares, mas não possuem a suavidade do Hei, uma simples
respiração, uma exalação do ar, quase como se tentássemos colocar o nosso
interior para fora.
Quando
a letra Hei sussurra em nossa consciência, podemos ter a certeza de que estamos
num estado santificado. O som vem com a contração do diafragma fazendo com que
o ar que passa pela garganta emita o som do Hei. É uma letra pronunciada de dentro do nosso corpo, do mais
dentro que pode sair. O Hei pode ser observado na respiração ofegante depois de
uma corrida. O fôlego, ou a falta dele, faz soar o som do Hei. O ar percorre
todo o nosso pulmão, passa pelo esôfago, pela garganta e o som suave, quase
como um respiro, semelhante a um suspiro.
Ar
que nasce do mais profundo de mim
Que
arranca farto de vida o meu espírito,
Sussurra
suavemente como o som da brisa
Esse
é o Hei,
Que
exala meu ser e respira minha existência.
A
poesia é uma forma de expressão que contém a capacidade de expressar
sentimentos. É dessa forma que o Hei age em nós, é assim que a letra usada nos
nomes de D´us atua em nossa alma. Daremos uma estrofe de poesia para cada letra
que estudarmos. Teremos no fim vinte e duas estrofes que irão representar todas
as energias da Criação, das energias que animam toda Criação.
O
Hei avisa, alerta, “Veja! Está aqui! Aqui mesmo, dentro e diante e diante de
você, está a expressão, a manifestação de D´us!”. O Hei alerta para a vida, para a realidade,
trás vida de onde não tem, faz nascer a
alegria de onde só vem tristeza.
Uma
passagem da Torá ilustra muito bem como o Hei interfere no destino:
A
Torá narra que D´us indica a fé de Abrão e de Sarai, sua esposa, adicionando um
Hei em seus nomes. D´us coloca um Hei em Abrão e passa a chamar-se Abraão, e
Sarai, passa a chamar-se Sara (substituindo um Yud por um Hei). Em seguida,
apesar da idade avançada, Abraão engravida Sara. Concebe Isaac, iniciando toda
a linhagem do povo hebreu. A letra Hei ajuda a santificar Abraão e Sara,
simbolizando sua capacidade de manifestar uma nova vida. Isaac significa
“riso”, “alegria”, que nasceu da infertilidade.
O
Hei é um grito de alerta para renascer, para dar vida, para trazer luz à alma.
Quando o Hei é pronunciado de forma interiorizada, trazendo o nosso eu para
fora, pode encerrar um período de infertilidade, porém, dessa contração do
diafragma, como se fosse um esvaziamento, a alegria, os sons do riso e do
prazer voltam a ecoar em nossa alma.
O
Talmud diz que D´us usou as letras Yud e Hei para criar o Universo. O Yud foi
usado para criar o “Mundo Futuro”, ecia
o Hei, para criar “Este Mundo”. Quando o Hei se manifesta em nossa
consciência, estamos sendo solicitados a prestar atenção no que está diante de
nós, a olhar para as coisas concretas da vida, a fixar-se “Nesse Mundo”. Com a
consciência dessa letra podemos estar mergulhados na energia de Ên Sof (O
Infinito), que não nos perdemos, não tiramos os pés do chão apesar da
transcendência.
Assim, com a letra Hei, podemos caminhar da Sefirá de Ên Sof para a Sefirá de
Chochmá.
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