sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Tema livre: A previsão na Astrologia Cabalística

Como já foi comentado num tema anterior, D´us restringiu ao homem a possibilidade de fazer previsões. Olhar o futuro, predizer acontecimentos. Isso é profecia e somente escolhidos tem esse dom. Porém, a astrologia foi dada a ser conhecida para que o ser humano tivesse um conhecimento de sua alma e de sua missão durante os retornos da alma à vida. Para que possamos fazer a nossa correção (Tikun), precisamos estar conscientes do nosso papel na vida. É claro que podemos fazer isso sem a ajuda da astrologia, mas, se a conhecemos, temos uma rota mais segura do que precisamos fazer, do que precisamos corrigir e do que precisamos aprender. A ilustração ao lado é a foto de um folha para o estudo dos trânsitos. Aparecem os planetas mais impostantes para esse estudo (de baixo para cima, Marte, Júpiter, Saturno Urano, Netuno e Plutão). Horizontalmente, estão marcadas as posições dos planetas nas constelações, isto é, o percusso de cada planeta através dos signos de janeiro até dezembro de 2017. Estão desenhados em vermelho os trânsitos, marcando o período que eles refletem o que acontece no "aqui em baixo".

Na astrologia convencional (ou tradicional) as previsões são realizadas através dos trânsitos planetários. Trânsitos astrológicos são ângulos importantes (60, 90, ou 120 graus) entre o planeta que está em seu percurso normal hoje em sua órbita em relação a posição de outros planetas do nosso mapa astrológico natal, ou seja, os planetas na posição em que estavam na data do nascimento. Por exemplo. tenho Saturno a 21 graus e 56 minutos no signo de Sagitário. Os trânsitos importantes com esse Saturno natal no meu mapa (trânsitos com Saturno são sempre importantes), serão aqueles em que os planetas em suas órbitas atuais façam ângulos de 60, 90, ou 120 graus com esse meu Saturno natal, ou seja planetas que estejam passando por esse mesmo angulo (21 graus e 56 minutos) nos signos de Aquário (60 graus), Peixes (90 graus) ou Áries (120 graus), ou então, nesse mesmo angulo (21 graus e 56 minutos) em libra (60 graus), Virgem (90 graus) ou Leão (120 graus), serão trânsitos importantes a serem estudados. Esses trânsitos mostram as fases da vida pelas quais estamos passando. Pode-se fazer uma estimativa do futuro, mas será um tiro no escuro, pois as interpretações serão muito subjetivas e muito dependentes do que a pessoa escolhe como rumo para sua vida (o livre-arbítrio).

No parágrafo anterior abordamos sobre trânsitos. Eles podem ser muito úteis para entendermos as fazes pelas quais passamos pela vida. São principalmente importantes e valiosos quando os estudamos no momento que estamos passando por eles. Quanto mais próximo da data presente olharmos para os trânsitos, mais eles serão valiosos para um autoconhecimento, para corrigir algo em nós, para entendermos alguma dificuldade pela qual estamos passando. Fiz meus mapas e de minha família durante os últimos 30 anos, sempre no final do ano e para analisar como seria o ano que estava entrando. Foram raras as vezes que os trânsitos não refletiram o que estava acontecendo, e essas vezes foram com trânsitos que eu pude compreender e evitar que afetassem negativamente. O s momentos mais marcantes da minha vida eu pude observar acontecendo no momento exato desses ângulos com meus planetas natais.

Bom, e para a Astrologia Cabalística, é possível fazer essas avaliações? Existem trânsitos na Astrologia da Cabalá? Podemos fazer com o Mapa Astral Cabalístico o mesmo que fazemos com o Mapa Astral convencional?

Sim, sem dúvida nenhuma. Porém, pela própria estrutura da Etz Chaim, que privilegia  mais a estrutura de nossas almas, que facetas de nossas vidas, é difícil visualizar o transito. O mapa astral convencional é como uma ilustração do céu, o mapa da Cabalá é uma representação das forças de nossa alma.  Porém, podemos identificar os trânsitos pelo mapa convencional e analisá-lo no mapa cabalístico. Por exemplo, se estou passando por um transito de Saturno em sua órbita atual fazendo um angulo de  120 graus com com meu Sol Natal (em gêmeos), isso é um trígono entre Saturno e Sol. Ao envés de analisar o que é isso no mapa convencional, podemos analisar no mapa cabalístico. Tenho que procurar onde o Sol (natal) aparece nas Sefirót e nos caminhos de minha Etz Chaim. A análise será muito mais aprofundada, verificando o que se passa em minha alma de acordo com o transico que está acontecendo. Na Cabalá tem uma frase que se repete muito: "Aqui em baixo como lá em cima". Analisar aspectos com o Tikum são particularmente ricos. Temos o significado do planeta na Sefirá e o significado do planeta em transito fazendo ângulos importantes com planetas nas diversas Sefirót de meu mapa cabalístico. Esses trânsitos mostram o que se passa com minha alma a nível intelectual e emocional, com o Tikun, Kiron e a Lilit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário